A rara combinação da natureza com o mar, rios, lagoas e montanhas cobertas de Mata Atlântica, tem feito o ecoturismo crescer ano após ano em Santa Catarina. Impulsionando não apenas o turismo, mas o mercado imobiliário.
Segundo dados do IBGE, entre 2017 e 2022, o Estado recebeu mais de 500 mil novos moradores, registrando o maior saldo migratório do país. Além da migração interna, a chegada de estrangeiros está em alta: no primeiro semestre de 2025, o estado registrou 526.703 turistas internacionais, crescimento de 66,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
A qualidade de vida, reforçada pelos índices de segurança, educação e emprego, ajuda a explicar por que cada vez mais pessoas querem viver perto da praia. Florianópolis, por exemplo, foi a quarta cidade mais buscada do mundo no Airbnb no verão de 2025, ficando atrás apenas de Paris, Dubai e Londres, e é a cidade brasileira com maior proficiência em inglês.
Esse movimento tem impacto direto no litoral. Além de Balneário Camboriú, A capital da cidade Florianópolis vêm chamando a atenção de investidores.